Entrevista de Rarafónica a Gonzalo Parada (Presidente del CSANF)

Tamil Eelam Football Team -Viva World Cup 2012

sábado, 25 de mayo de 2013

Núcleo do Desporto do Bairro de Muatala - Nampula - Moçambique




O único campo de futebol localizado no bairro de Muatala, na província de Nampula, Norte de Moçambique, está a desaparecer paulatinamente devido à erosão. O problema agravou-se com a chuva que cai no país desde início de Janeiro corrente.



À situação junta-se a ocupação de espaços pertencentes àquele recinto desportivo por parte da população que vive nas proximidades. Ela vandalizou a vendação e construiu residências numa parte do local.

Os organizadores do Campeonato Recreativo do Bairro de Muatala mostram-se preocupados com a elevada degradação do único recinto que acolhe jogos naquela zona.


Apesar das condições anómalas, nele, o Núcleo do Desporto do Bairro de Muatala está a movimentar, neste momento, um campeonato recreativo que envolve nove equipas de diferentes bairros da cidade de Nampula.


Para minimizar o problema da situação, alguns atletas que participam no Campeonato Recreativo do Bairro de Muatala uniram-se e no último sábado pegaram enxadas, ancinhos e pás e taparam algumas crateras abertas pela chuva. A actividade foi organizada pelo Núcleo de Desporto de Bairro de Muatala, por sinal entidade prepara o certame.

O presidente do Núcleo de Desporto de Bairro de Muatala, Quinta Rapousa, disse que remeteu, em 2010, ao Conselho Municipal e à Direcção Provincial da Juventude e Desporto de Nampula uma carta na qual pedia que o campo fosse nivelado e vedado como forma de manter o controlo do espaço. Porém, até agora “nem água vem e nem água vai”.


Aquele dirigente disse ainda que nos finais de 2011, o edil de Nampula, Castro Namuaca, visitou aquele campo e prometeu agir mas até este momento nada fez. O problema prevalece.

“Caso a situação continue no mesmo estado, este bairro vai ficar sem campo dentro de alguns anos, uma vez que a erosão e a população já estão a tomar conta do espaço”, disse o nosso entrevistado. Acrescentou que ainda realizam-se jogos naquele recinto porque o bairro não dispõe de outro lugar para o efeito.

Relativamente ao Campeonato Recreativo do Bairro de Muatala, falta apenas uma jornada para o seu término. O certame é liderado pela formação da Texmoque, com 30 pontos, seguida pelo PM Futebol Clube, com 29 pontos.


Na terceira (28 pontos), quarta (25 pontos), quinta (22 pontos) e sexta (21 pontos) posições respectivamente estão as equipas de Matchedje, Croácia, Associação do Hospital Central de Nampula e Nigéria.


A sétima posição é ocupada pela formação de Central Futebol Clube, com 15 pontos, seguida do Sem Medo Futebol Clube, com 11. O oitavo lugar e último da tabela classificativa é ocupado pela equipa de Banaliza Futebol Clube, com nove pontos.


No fim desta prova, aquela agremiação prevê organizar um campeonato da cidade de Nampula em juvenis, no qual participem de 10 equipas de ambos os sexos.


Segundo Guedes Repousa, o vento visa descobrir talentos para alimentar os clubes de Nampula. Aliás, este é um dos grandes objectivos da criação do Núcleo de Muatala.

Para evitar agressões e vandalização do recinto desportivo nos dias de realização de jogos, o núcleo trabalha em coordenação com a Academia Militar que manda um contingente para manter a ordem e segurança no local.   Os espaços reservados à prática do desporto e de lazer estão a ser vendidos, um a um, pelo Municipal da cidade de Nampula, algo que inquieta os representantes dos Núcleos Desportivos naquele ponto do país.   Em relação ao desporto, os bairros de Natikiri, Napipine, Muahivire, Namutequeliua, arredores da cidade de Nampula, começam a ficar sem lugar para se praticar futebol, por exemplo.   Artur Eusébio, do Núcleo Desportivo de Muatala, entende que o município devia, no seu plano de redimensionamento de novos bairros, reservar espaços para construção de outros campos em substituição dos que já vendeu.


  FONTES : http://www.charas.co.mz/desporto/30845-venda-de-campos-preocupa-desportistas-em-nampula

  http://www.verdade.co.mz/nacional/33846-erosao-ameaca-qengolirq-campo-do-bairro-de-muatala-em-nampula

  http://www.verdade.co.mz/desporto/34041-texmoque-sagra-se-campeao-do-campeonato-recreativo-de-muatala