Entrevista de Rarafónica a Gonzalo Parada (Presidente del CSANF)

Tamil Eelam Football Team -Viva World Cup 2012

sábado, 30 de abril de 2011

Liga Esporte e Lazer Indígena de Manaus - AM



Manaus - Cabo de guerra, arco e flecha, canoagem, zarabatana... Já imaginou um evento esportivo que englobasse essas modalidades, e ainda trouxesse as olímpicas como futebol e natação? Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, na Comunidade do Livramento, acontecerá a primeira edição dos Jogos da Cultura Indígena de Manaus, e durante a competição, as tribos participarão de disputas dos esportes citados acima.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), e da Liga Esporte e Lazer Indígena de Manaus, o evento terá a participação das principais etnias presentes nas zonas rurais e urbanas da cidade. É o que promete o professor Eldo Gomes, coordenador dos jogos. “Esperamos a vinda dos povos que vivem nos municípios e em Manaus. Eles estão muito empolgados, pois é a primeira vez que acontece um evento nesse formato. Muitas dessas atividades já fazem parte do dia-a-dia deles, então eles já estão treinando involuntariamente”, brincou.

Modalidades

Dentre as disputas que acontecerão nos jogos, se destacam: arco e flecha, arremesso de lança, corridas de 100 m e 4 km, cabo de guerra, canoagem, zarabatana, natação, mergulho, peconha, pau de sebo, salto em distância, futebol e voleibol.

Premiação

Todos os povos participantes receberão um troféu simbólico. Os três primeiros colocados em cada modalidade ganharão medalhas.

Inscrições vão até o dia 15

Os povos participantes têm até o dia 15 de abril (sexta-feira) para entregar as fichas de inscrição dos jogos, na sede de Desporto da Semdej, localizada na Mini Vila Olímpica do Coroado (Alameda Cosme Ferreira, 871).

http://beta.d24am.com/esportes/mais-esportes/jogos-indigenas-em-manaus-terao-esportes-tradicionais-e-olimpicos/21619