Entrevista de Rarafónica a Gonzalo Parada (Presidente del CSANF)

Tamil Eelam Football Team -Viva World Cup 2012

domingo, 3 de abril de 2011

AFA/PF – Associação de Futebol Amador de Paços de Ferreira


Na próxima quinta-feira será outorgada escritura notarial de constituição da AFA/PFR – Associação de Futebol Amador de Paços de Ferreira.
Trata-se de um acto de extrema relevância por se tratar do primeiro acto de um processo que visa dar um novo rumo ao futebol amador praticado pelos clubes do concelho de Paços de Ferreira.
Nos anos oitenta, foram sendo tratadas formas organizativas do desporto popular no concelho promovidas sob a égide do município.
Se por um lado, era louvável a intervenção autárquica, por outro lado, essa intervenção criava problemas que deveriam estar arredados da “praxis” desportiva.
O passo seguinte foi a integração dos clubes amadores na A.F.Porto e a sua participação nos campeonatos amadores.
Foi um passo muito importante e de consequências muito positivas para o desporto no concelho de Paços de Ferreira.
Cresceu a animação desportiva.
Os clubes e atletas cresceram e abriram horizontes mais largos.
Os dirigentes e técnicos ganharam experiência.
Os clubes prestigiaram-se e prestigiaram o concelho.
Paço de Ferreira passou a ser uma referência do desporto amador distrital: pela qualidade dos seus atletas, técnicos e dirigentes; pelas instalações desportivas, que foram sendo criadas com excelentes condições para a prática desportiva; pelos apoios multifacetados do Município aos clubes, nomeadamente, nos domínios administrativo, jurídico, médico, financeiro.
No entanto, o modelo organizativo e as competições organizadas pelo A.F. Porto foram definhando ao longo dos últimos anos. Um fenómeno que se traduz, de forma clara, na diminuição dos clubes amadores participantes nas competições, que passaram, de quase uma centena, há quinze anos, para uma dezena e meia na presente época.
Por múltiplas razões, entre as quais se destacam as de ordem financeira e de intervenção associativa, os clubes de futebol amador de Paços de Ferreira entenderam que era altura de tomarem um novo rumo.
E decidiram tomar nas mãos os seus destinos.
A AFA/PFR- Associação de Futebol Amador de Paços de Ferreira é o resultado dessa determinação.
E os passos dados são um sinal evidente do que aí vem: os Estatutos e Regulamento Geral foram aprovados em sucessivas reuniões de trabalho, com a participação de representantes de todos os clubes envolvidos.
Após a constituição da AFA/PF serão eleitos os seus corpos gerentes propostos pelos clubes, e iniciar-se-ão os trabalhos para criação da estrutura organizativa e serão definidas as competições a promover.
As relações com as autarquias, que se desejam e se promoverão, serão estabelecidas na base da total independência e devidamente contratualizadas.
Evitar-se-á, assim, a interferência do factor autárquico/político, nas competições desportivas que estiveram na base do insucesso de anteriores experiências e condicionam o êxito e a tranquilidade e de outras organizações que se conhecem na região.
Os clubes têm consciência das dificuldades das tarefas que têm pela frente e das dificuldades que vão encontrar.
Mas começam a dar passos seguros rumo ao futuro, que estará nas suas mãos.