Entrevista de Rarafónica a Gonzalo Parada (Presidente del CSANF)

Tamil Eelam Football Team -Viva World Cup 2012

domingo, 4 de julio de 2010


Municípios da Região Norte criam liga desportiva

FUNDESG

Com o intuito de fortalecer o esporte na Região Norte e possibilitar maior número de competições em oito modalidades, representantes de nove municípios criaram a Liga Desportiva Norte de Mato Grosso do Sul (Lideno). A entidade, que funciona como uma espécie de aliança, oportunizará aos atletas da região competir em mais torneio com um custo menor.
A liga, oficialmente criada no dia 30 de junho, é formada pelos municípios de Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Sonora e Pedro Gomes. Unidas, as cidades buscarão melhorar o nível das equipes regionais nos jogos abertos e escolares do Estado, formar seleções regionais, criar talentos esportivos e formar ídolos regionais que motivem a prática de esportes.
“Temos que lutar pelo esporte, buscar a organização e criar mais competições, além de desenvolver trabalhos sociais na área”, disse o presidente da entidade, Ederson Joacir Wagner, que representa a Fundação de Desporto de São Gabriel do Oeste (Fundesg). “A liga está fundada, agora temos que buscar o nosso espaço”, afirma.
Segundo Wagner, a vantagem de ter uma liga é a possibilidade de receber recursos de entidades estaduais e federais para a organização de eventos esportivos. Ele afirma que as federações estão perdendo força. “Já há modalidades em que a federação não tem mais times inscritos, porque estes migraram para a liga, que está melhor organizada”, explica Wagner, que alerta: “Esse não é nosso objetivo; queremos apenas fortalecer o esporte na nossa região, com mais torneios entre os municípios integrantes”.
Para 2009, a Lideno já criou calendário de eventos em oito modalidades: futsal, futebol, handebol, voleibol, basquetebol, vôlei de areia, atletismo e lutas como karatê e judô. Os jogos devem começar em setembro, quando está previsto etapa de basquetebol.
Próximo passo
De acordo com o presidente da Lideno, Ederson Wagner, o próximo passo da diretoria da liga é visitar as cidades para analisar a estrutura de cada uma e as possibilidades de trabalhar as modalidades esportivas. Ele afirma que, atualmente, o que dificulta a realização de eventos é a falta de recursos próprios nos municípios. “Ao contrário de São Gabriel, que tem uma fundação que gere os recursos para o esporte, muitos municípios dependem de recursos para prefeitura para tais eventos”, explica Wagner.
Outro desafio assumido pelos integrantes da liga é trabalhar o esporte de rendimento – aquele em que o atleta busca resultados em competições – e o trabalho social em torno da atividade.

http://www.saogabriel.ms.gov.br/noticias/print.asp?idn=853

0 comentarios: